quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

MESTRE SHIVAGO


A vida de Jivaka Kumar Bhaccha
Foto: Estátua de Shivago em um Templo na Ilha de Ko Samui na Tailândia. 
A historia desta ciência popular é vaga, mas o lendário fundador da arte acredita ter sido um médico do norte da Índia chamado Jivaka Kumar Bhaccha. O trabalho de Jivaka consistia em técnicas de manipulação bem como instruções de dieta adequada, fitoterapia e práticas místicas.
O príncipe Abhaya, filho do rei Bimbisara, estava andando pela cidade quando viu um bando de corvos circulando e grasnando ruidosamente em torno de um pequeno pacote, parou sua carruagem, investigou o som e encontrou um menino récem-nascido que havia sido deixado para morrer entre o lixo na beira da estrada. Após investigação, ele soube que uma cortesã havia descartado para morrer, o filho ilegítimo que ela achava ser um fardo.
O príncipe Abhaya sentindo compaixão para com o bebê recém-nascido que ainda se agarrava a vida, apesar de doente e debilitado, decidiu adotar o bebê como seu. 
O bebê recebeu o nome de Jivaka Komara Bhacca - Jivaka, o que significa ¨vida¨, por causa de sua vontade de viver, e Komara Bhacca, o que significa ¨adotado por um príncipe¨.
Jivaka levou uma vida privilegiada no palácio. Seus amigos, no entanto, muitas vezes diziam por maldade que ele não tinha mãe. Jivaka, que estava embaraçado com a provocação, questionou o pai sobre a sua origem. quando ele ouviu falar sobre suas origens e sua vontade de viver, ele decidiu que um dia ele iria crescer e se tornar um preservador da vida. Determinado a ganhar o respeito que ele sentia que faltava devido a seu nascimento, Jivaka decidiu ir para a Universidade de Taxila para se tornar um médico, Jivaka concluiu em sete anos, a formação que os médicos geralmente levavam onze anos, Disapamok mestre de Jivaka, pediu-lhe para ir a busca e trazer de volta uma planta, erva ou raiz que pudesse ser usada para fins medicinais para a preservação da vida. 
Depois de viajar por todo reino, Jivaka retornou ao seu professor para informá-lo que tal planta, erva ou raiz existiam. Todos os tesouros da natureza são benéficos para a preservação da vida. O professor alegre então elogiou seu aluno, informando-o de que sua educação estava completa. Jivaka superou seu mestre no conhecimento.
A reputação de Jivaka como um grande médico cresceu rapidamente. Ele era o médico de reis, nobres e Buda. O texto menciona que ele operou e retirou dois tumores do cérebro de um comerciante rico, que era um bom amigo do rei Bimbisara. Ele também operou com sucesso para remover uma obstrução no intestino de um nobre. Em um exemplo, quando o Buda estava aflito com problemas de estômago, Jivaka preparou o remédio, e aplicou sobre uma flor de lótus azul, ofereceu ao Buda, Jivaka então pediu a Buda para inalar a essência que emanava da flor. 
O medicamento que Jivaka tinha preparado com dedicação 
teve tão bom resultado que aliviou a dor de estômago do Buda. 
Jivaka construiu um monastério em seu bosque para que ele pudesse estar perto do Buda para assistir às suas necessidades.
Com amor e compaixão Jivaka cuidou da saúde física do Buda e sua Sangha até os últimos dias de Buda.



Jivaka Kumar Bhaccha
Dados pessoais
NascidoRajagriha , Magadh
MorreuRajagriha , Magadh
NacionalidadeMagadh
ProfissãoMédico
ReligiãoBudista

                                     

WAI KRU OU MANTRA AO MESTRE SHIVAGO.
Seu aspecto espiritual também pemanece com os professores da terapia começando as aulas com a prática de Wai Kru, uma série de orações e recitações dedicadas a Shivago, o pai da Massagem Thai.



OM NAMO
Om namo Shivago 
sirasa
Ahang Karuniko, Sapasatana 
Osata tipamantang Papaso 
                               suriyajantang                      
Komarapato pagasesi wantami
Pantito sumetaso A-Loka
                    Sumanahomi                   
Na-A  NA-WA  Loka ,Payati  Winasanti.
(Versão original em Páli)


Invocamos o espírito de nosso criador, o Médico Pai ¨Shivago¨, que nos ensinou por meio de sua vida santificada. Por favor, traga até nós o conhecimento da natureza e mostre-nos a verdadeira medicina no Universo.  Com esta oração pedimos que nos ajude, por meio de nossas mãos, sermos um instrumento de unificação e saúde para o corpo de nossos pacientes.
O Deus da cura habita nas alturas celestes enquanto a raça humana permanece no mundo inferior. Que em nome do criador, os céus possam se refletir sobre a terra, de forma que essa medicina de cura englobe todo o mundo.
Oramos por aqueles que tocamos, para que sejam felizes e que se libertem de todas as enfermidades.
(Versão baseada na tradução para o inglês).




Informações sobre cursos: 

mari-thaimassage@hotmail.com
https://www.facebook.com/mari.catija
fones: Brasil (55) 11-95420-0582 whatsApp e 11-981-017347 TIM 
Tailândia: (66)093-164-0906
Japão (81)080-4549-6685  

3 comentários: